WeCreativez WhatsApp Support
Fale com nosso atendimento via WhatsApp
Em que podemos ajudar? 😉
SMHN Ed. Cléo Octávio Segunda a Sexta 08:00-18:00 61 33268145 📱 61 999757707

Rinoplastia

A rinoplastia é a cirurgia para a correção das imperfeições estéticas do nariz.

Trata-se de uma das cirurgias plásticas mais realizadas no Brasil, o que não é de se estranhar, já que é uma das partes do corpo mais proeminentes e que mais causam impactos na nossa fisionomia.

É muito importante escolher um profissional  habilitado, experiente e de confiança.

Acredito que adequar cada nariz às características individuais de cada pessoa é o que faz uma rinoplastia ser bem-sucedida. O nariz precisa parecer natural e não ter o estigma de nariz “operado”. Esse é o grande desafio dos bons cirurgiões.

Agende sua Avaliação

O que é Rinoplastia?

A cirurgia de rinoplastia é um procedimento normalmente feito com objetivo estético, ou seja, para proporcionar harmonização do nariz com o restante da face, porém há casos de importante cunho funcional no sistema respiratório.

O procedimento tem alto grau de complexidade por ser uma cirurgia de muitos detalhes porém de baixo risco ao paciente, por isso muitas vezes a alta pode acontecer no mesmo dia da cirurgia.

Em resumo, Rinoplastia é o nome técnico dado para a cirurgia plástica no nariz.

shutterstock_626925365-e1528832102239-portrait.jpg

Para quem é indicada a Rinoplastia?

Dr-Flávio-Cunha-atende-em-Brasília-1024x683.jpg
Dr. Flávio Cunha - Otorrino e Cirurgião
Instituto de Rinoplastia Dr. Flávio Cunha

A Rinoplastia está indicada para todas as pessoas que possuem desequilíbrio na harmonia facial sendo o nariz o causador desse desequilíbrio. Uma avaliação criteriosa de todos os detalhes da estrutura do nariz e da sua relação com os outros elementos da face é imperativa. 

Também é indicada para as pessoas que têm alterações na função respiratória tendo as deformidades nasais como o principal fator.

Para realizar este procedimento, as mulheres precisam ter no mínimo 15 anos e os homens no mínimo 17 anos.

Agende sua Avaliação

Motivos Estéticos x Funcionais

Estética

Entre as possíveis correções estéticas, estão a redução de tamanho do nariz, da giba do dorso nasal, diminuição da largura, alterações da ponta nasal, modificações da asa nasal e narinas, entre outros.

Funcional

Desvio de septo e hipertrofia das conchas nasais são problemas comuns que podem causar dificuldades na respiração. Quando realizada a rinoplastia, essas alterações podem ser corrigidas, com consequente aumento do fluxo de ar pelas narinas e melhora do padrão respiratório.

Pré-operatório da Rinoplastia

Antes da cirurgia, é necessária a realização de alguns exames para saber como está a saúde geral, como: exames de sangue, risco cirúrgico ( avaliação com cardiologista), avaliação do anestesista e em alguns casos raio-x de tórax. Em casos de alterações funcionais, é indicado fazer a tomografia dos seios nasais.

Caso precise tomar ou já esteja tomando algum remédio específico, o médico deverá ser avisado. Medicamentos anticoagulantes, como aspirina, AAS, Engov ou que contenha ácido salicilico, não devem ser ingeridos nos 10 dias anteriores ao procedimento, já que podem comprometer a coagulação e gerar sangramentos. Vitamina C, gingo-Biloba e anticoncepcional também devem ser interrompidos.

Não ingerir álcool nos 4 dias anteriores ao procedimento.

É necessário jejum de 8 horas antes da cirurgia. Não tomar água ou mascar chiclete ou bala.

Leve todos os exames para o hospital e chegue com uma hora e meia de antecedência para realizar a internação.

Pós-operatório da Rinoplastia

Técnicas

Existem duas abordagens (vias de acesso) possíveis para se realizar a rinoplastia. A escolha de qual técnica será utilizada depende da habilidade do cirurgião e da segurança para produzir o melhor resultado possível.

Acesso aberto

No acesso aberto uma incisão é realizada na pele da columela e outra contornando as narinas e após o descolamento da pele, permite uma exposição direta dos componentes nasais (ossos, cartilagens e partes moles).

Acesso fechado

Na rinoplastia fechada, é feito um pequeno corte somente na parte interna das narinas o que também permite que modificações sejam feitas nas estruturas internas do nariz, mas não permite a visualização com detalhes de todas essas estruturas.

Agende sua Avaliação

O que mais eu preciso saber?

Após a exposição e visualização, há intervenções variadas sobre as estruturas, que podem ser: aumento ou diminuição do dorso nasal, retiradas parciais ou remodelagem das cartilagens, raspagem dos ossos e osteotomia (espécie de corte/fratura nos ossos laterais), estreitamento ou reposicionamento das asas nasais, entre outros, variando caso a caso.

São corrigidos eventuais desvios de septo ou excessos das conchas nasais.

É uma cirurgia de média duração (cerca de 3 a 4 horas) e a alta hospitalar ocorre no mesmo dia ou no dia seguinte ao procedimento.

A recuperação da rinoplastia costuma ser tranquila e rápida.

Há necessidade de uso de curativo por cerca de uma semana, assim como uso de medicações por via nasal e oral.

Nos primeiros dias, devido ao inchaço, pode haver dificuldade na respiração pelo nariz, o que costuma melhorar com o uso das medicações prescritas pelo cirurgião.

O paciente pode retornar às atividades habituais após um período relativamente curto: média de 7 a 14 dias para o trabalho e de um mês para realização de atividades físicas.

Assista à minha playlist no You Tube sobre pós-operatório e tenha mais respostas sobre suas dúvidas: https://www.youtube.com/watch?v=AAAEtjrRrL0&list=PLACSHX1pf_WXbF7YBBR6CBScym_LPiMAX

A rinoplastia tem o objetivo de tornar a face mais equilibrada quando o nariz esta desproporcional ou quando os chamados elementos de beleza do nariz não estão adequados. Há inúmeras modificações possíveis e resultados que podem ser esperados, tais como:

  • Redução ou aumento do tamanho do nariz
  • Redução da giba do dorso nasal
  • Diminuição da largura
  • Refinamento da ponta nasal
  • Modificações da asa nasal e narinas

Clique aqui e participe do nosso Grupo Exclusivo para Antes, Depois e Dúvidas no Facebook

Apesar de a rinoplastia solucionar problemas estéticos e funcionais, é possível que a cirurgia não tenha um resultado satisfatório, particularmente nas seguintes condições:

  • Expectativas fora da realidade criada pelo paciente
  • Pacientes com características anatômicas desfavoráveis
  • Não-diagnóstico prévio de problemas respiratórios
  • Má execução técnica do procedimento
  • Infecção ou alergia a fios de sutura
  • Reações imprevisíveis que podem ocorrer nos enxertos utilizados ( absorção, deslocamento e infecção)

No processo de evolução do pós-operatório, esses problemas são percebidos pelo cirurgião ou pelo próprio paciente. Se o problema identificado requerer uma nova intervenção cirúrgica ( rinoplastia secundária) o cirurgião decidirá o melhor momento para se realizar o procedimento. Dependendo do caso, pode ser necessário esperar até um ano para ser realizar a rinoplastia secundária.

A anestesia utilizada para a Rinoplastia é preferencialmente a Geral mas em casos mais simples pode ser usada a anestesia local com sedação.

** Aviso Legal **

Nosso compromisso sempre será com o seu bem-estar e saúde. Cada paciente é tratado de forma individualizada, pois,  DE MANEIRA ALGUMA podemos GARANTIR um RESULTADO PADRÃO ou semelhante de outras pessoas que já realizamos a cirurgia. ESTEJA SEMPRE CIENTE DISSO!

Agende sua Avaliação