A rinoplastia é a cirurgia para a correção das imperfeições estéticas do nariz.
Trata-se de uma das cirurgias plásticas mais realizadas no Brasil, o que não é de se estranhar, já que é uma das partes do corpo mais proeminentes e que mais causam impactos na nossa fisionomia.
É muito importante escolher um médico cirurgião habilitado, experiente e de confiança.
Acredito que adequar cada nariz às características individuais de cada pessoa é o que faz uma rinoplastia ser bem-sucedida. O nariz precisa parecer natural e não ter o estigma de nariz “operado”. Esse é o grande desafio dos bons cirurgiões.
A cirurgia de rinoplastia é um procedimento normalmente feito com objetivo estético, ou seja, para proporcionar harmonização do nariz com o restante da face, porém há casos que o paciente tem problema funcional no sistema respiratório então realizo as duas cirurgias em conjunto.
O procedimento tem alto grau de complexidade por ser uma cirurgia de muitos detalhes porém de baixo risco ao paciente, por isso muitas vezes a alta pode acontecer no mesmo dia da cirurgia.
Em resumo, Rinoplastia é o nome técnico dado para a cirurgia plástica no nariz.
Entre as possíveis correções estéticas, estão a redução de tamanho do nariz, da giba do dorso nasal, diminuição da largura, alterações da ponta nasal, modificações da asa nasal e narinas, entre outros.
Desvio de septo e hipertrofia das conchas nasais são problemas comuns que podem causar dificuldades na respiração. Quando realizada a rinoplastia, essas alterações podem ser corrigidas, com consequente aumento do fluxo de ar pelas narinas e melhora do padrão respiratório.
Antes da cirurgia, é necessária a realização de alguns exames para saber como está a saúde geral, como: exames de sangue, risco cirúrgico ( avaliação com cardiologista), avaliação do anestesista e em alguns casos raio-x de tórax. Em casos de alterações funcionais, é indicado fazer a tomografia dos seios nasais.
Caso precise tomar ou já esteja tomando algum remédio específico, o médico deverá ser avisado. Medicamentos anticoagulantes, como aspirina, AAS, Engov ou que contenha ácido salicilico, não devem ser ingeridos nos 10 dias anteriores ao procedimento, já que podem comprometer a coagulação e gerar sangramentos. Vitamina C, gingo-Biloba e anticoncepcional também devem ser interrompidos.
Não ingerir álcool nos 4 dias anteriores ao procedimento.
É necessário jejum de 8 horas antes da cirurgia. Não tomar água ou mascar chiclete ou bala.
Leve todos os exames para o hospital e chegue com uma hora e meia de antecedência para realizar a internação.
Após a exposição e visualização, há intervenções variadas sobre as estruturas, que podem ser: aumento ou diminuição do dorso nasal, retiradas parciais ou remodelagem das cartilagens, raspagem dos ossos e osteotomia (espécie de corte/fratura nos ossos laterais), estreitamento ou reposicionamento das asas nasais, entre outros, variando caso a caso.
São corrigidos eventuais desvios de septo ou excessos das conchas nasais.
A recuperação da rinoplastia costuma ser tranquila e rápida.
Há necessidade de uso de curativo por cerca de uma semana, assim como uso de medicações por via nasal e oral.
Nos primeiros dias, devido ao inchaço, pode haver dificuldade na respiração pelo nariz, o que costuma melhorar com o uso das medicações prescritas pelo cirurgião.
O paciente pode retornar às atividades habituais após um período relativamente curto: média de 7 a 14 dias para o trabalho e de um mês para realização de atividades físicas.
Assista à minha playlist no You Tube sobre pós-operatório e tenha mais respostas sobre suas dúvidas: https://www.youtube.com/watch?v=AAAEtjrRrL0&list=PLACSHX1pf_WXbF7YBBR6CBScym_LPiMAX
Apesar de a rinoplastia solucionar problemas estéticos e funcionais, é possível que a cirurgia não tenha um resultado satisfatório, particularmente nas seguintes condições:
No processo de evolução do pós-operatório, esses problemas são percebidos pelo cirurgião ou pelo próprio paciente. Se o problema identificado requerer uma nova intervenção cirúrgica ( rinoplastia secundária) o cirurgião decidirá o melhor momento para se realizar o procedimento. Dependendo do caso, pode ser necessário esperar até um ano para ser realizar a rinoplastia secundária.
Nosso compromisso sempre será com o seu bem-estar e saúde. Cada paciente é tratado de forma individualizada, pois, DE MANEIRA ALGUMA podemos GARANTIR um RESULTADO PADRÃO ou semelhante de outras pessoas que já realizamos a cirurgia. ESTEJA SEMPRE CIENTE DISSO!