SMHN Ed. Cléo Octávio Segunda a Sexta 08:00-18:00 61 33268145 📱 61 999757707

Frontoplastia

O que é a Frontoplastia?
Frontoplastia é o nome da cirurgia realizada na face para melhorar a aparência e funcionalidade da testa e sobrancelhas e deve ser realizada por um médico com formação cirúrgica adequada, como otorrinolaringologista especialistas em face e cirurgiões plásticos.

Quais os benefícios ?
- Minimizar vincos na testa ou ao redor dos olhos;
- Melhorar o que são comumente referidas como linhas de expressão, ou seja, rugas verticais que se desenvolvem entre as sobrancelhas;
- Reposicionar a região frontal baixa ou flácida;
- Elevar as sobrancelhas para uma posição mais jovem.

Como é realizada a cirurgia?
São realizadas pequenas incisões no couro cabeludo, atrás da linha do cabelo. Através destas incisões são descolados pele e músculos com uso de equipamentos de fibras ópticas ligadas a um monitor de vídeo. Ou seja, não são necessárias grandes incisões como antigamente.

Quais são os possíveis riscos e complicações?
É considerada uma cirurgia de baixo risco. Hematomas são comuns e raramente necessitam drenagem. Assimetria das sobrancelhas pode ocorrer nos primeiros 30 dias, mas depois elas se alinham . A complicação mais temida é paralisia dos nervos da mímica da testa, mas felizmente é extremamente rara.

Qual o tipo de anestesia?
Pela extensão da cirurgia e boa qualidade dos anestésicos, a maioria dos casos é operada sob anestesia local, (com ou sem sedação). Em casos especiais pode ser utilizada anestesia geral.

Os olhos ficam muito inchados? Por quanto tempo?
Sim, e geralmente nos três primeiros dias quando começa a regressão. O edema (inchaço) dos olhos varia de paciente para paciente. Existem aqueles (as) que já no 4º ou 5º dia apresentam-se com um aspecto bastante natural. Outros irão atingir este resultado após o 8º dia ou mesmo após duas semanas. Mesmo assim, os três primeiros dias do pós-operatório são aqueles em que existe maior "inchaço" das pálpebras. O uso de óculos escuros poderá ser útil nesta fase, assim como a utilização de compressas frias diminui a intensidade do edema.

Quando atingirei o resultado definitivo?
Após o 3º mês. Entretanto, logo após três semanas já teremos boa parte do resultado almejado, e nas semanas subsequentes a tendência de melhoria é acentuada.

Os olhos ficarão ocluídos após a cirurgia?
Não obrigatoriamente. Podem ser recomendadas as colocações de compressas com solução fisiológica fria por alguns minutos, várias vezes ao dia.