Lifting facial Deep Plane ou Facelift Deep Plane é o procedimento cirúrgico realizado na face para tratamento da flacidez e excesso de pele evidenciada pela formação de rugas e sobras de pele na região da mandíbula e pescoço. Com a técnica do Deep Plane ( plano profundo), os tecidos musculares da face e do pescoço são reposicionados de forma que o resultado fica mais natural, mais duradouro e com cicatrizes imperceptíveis com o passar o tempo. Diferentemente das técnicas tradicionais, que se baseiam apenas nas trações da pele ocasionando aquele estígma de rosto esticado com cicatrizes visíveis.
Já o Minilifting facial irá reposicionar os tecidos do terço médio da face tratando a flacidez e excesso de pele evidenciada pela formações rugas e sulcos localizados nessa região.
Lembre-se, tratamentos para melhorar a qualidade da pele, como peelings e estimuladores de colágeno, podem ser necessários.
O lifting facial deve ser evitado para casos em que os tratamentos conservadores e cosméticos ainda podem melhorar os sinais de envelhecimento, para pessoas portadoras de doenças ou que faça uso de medicações (que não possam serem suspensas) que afetam a coagulação sanguínea, pacientes que por algum motivo tiveram parecer desfavorável no risco cirúrgico e em pacientes tabagistas.
Pacientes submetidos ao Lifting facial com a técnica do Deep Plane apresentarão uma face mais jovem, ou seja, terá uma aparência de alguns anos mais jovem sem que haja uma transformação, sem estígmas e com um resultado mais duradouro. Os sinais de envelhecimento facial são suavizados, melhoram o que chamamos de “bigode Chinês, papadas, excesso de pele na região da mandíbula e pescoço. Para a região dos olhos e testa, procedimentos coadjuvantes como Lifting de sobrancelhas, também chamada de Frontoplastia e a remoção do excesso de pele das pálpebras, chamada Blefaroplastia, podem ser necessários. Os pacientes submetidos a algum tipo de cirurgia facial não estão livres de tratamentos complementares para melhorar a qualidade da pele, como estimuladores de colágeno, peelings, aplicações de Toxina Botulínica e realização de preenchimentos faciais com ácido hialurônico.
Pacientes submetidos ao minilifting facial apresentarão uma face mais jovem , ou seja , terá uma aparência de alguns anos mais jovem sem que haja uma grande transformação. Os sinais de envelhecimento facial são suavizados, melhoram o que chamamos de “bigode Chinês” e “Sinal da Marionete”. Essa cirurgia não tratará a região dos olhos ou da testa. Para essas regiões, procedimentos coadjuvantes como Lifting de sobrancelhas, também chamada de Frontoplastia e a remoção do excesso de pele das pálpebras ( Blefaroplastia ) podem ser necessários. Os pacientes submetidos a algum tipo de cirurgia facial não estão livres de tratamentos complementares para melhorar a qualidade da pele, aplicações de Toxina Botulínica e realização de preenchimentos faciais com ácido hialurônico.
É um procedimento realizado no centro cirúrgico sob anestesia geral ou local com sedação supervisionada por um médico anestesista. Dura em média 6 horas para ser realizado. A cirurgia consiste em realizar incisão contornando a borda anterior da orelha continuando posteriormente de modo a produzir um retalho de pele. Os tecidos profundos localizados embaixo da pele são tracionados e fixados com pontos permanentes fazendo com que os tecidos flácidos e mal posicionados resultantes do processo de envelhecimento sejam recolocados nos lugares certos e depois é removido o excesso de pele. As incisões são suturadas com pontos usando fios delicados. Os pontos serão removidos em torno de 10 dias após a cirurgia e ficaram imperceptíveis com o passar dos dias.
É um procedimento realizado no centro cirúrgico sob anestesia geral ou local com sedação supervisionada por um médico anestesista. Dura em média 4 horas para ser realizada. A cirurgia consiste em realizar incisão contornando a borda anterior da orelha de modo a produzir um retalho de pele. Os tecidos profundos localizados embaixo da pele são tracionados e fixados com pontos permanentes fazendo com que os tecidos flácidos e mal posicionados resultantes do processo de envelhecimento sejam recolocados nos lugares certos e depois é removido o excesso de pele. As incisões são suturadas com pontos usando fios delicados. . Os pontos serão removidos em torno de 10 dias após a cirurgia.
Sou Flávio Cunha, médico Otorrino Cirurgião Cérvico-Facial e especialista em Cirurgias da Face.
São mais de 25 anos dedicados à medicina, sendo 20 anos movidos pelo estudo da cirurgia da Rinoplastia e da Plástica Facial. Minha clínica está situada em Brasília/DF e Uberlândia/MG, porém recebo pacientes tanto de outros estados quanto de outros países.
O pós operatório do lifting facial depende de cada caso, mas no geral se trata de um procedimento com poucos sintomas de dor e locais arroxeados. Ocorre inchaço natural como em qualquer cirurgia, pode ocorrer dormências transitórias de alguns locais do rosto e sensação de repuxado da pele . Todos os incômodos e sinais de manipulação cirúrgica vão gradativamente melhorando ao longo de 3 a 4 semana, mas podem levar vários meses para recuperarem. Em média, 6 meses até o resultado final. Durante o primeiro mês de pós-operatório está contraindicado: exposição ao sol e atividade física de qualquer natureza. Recomendo afastamento das atividades profissionais por 15 dias. As cicatrizes, apesar de existirem, se tornam imperceptíveis com o passar o tempo.
As complicações mais comuns são: formações de hematomas oriundos de sangramentos inesperados, acúmulo de líquidos embaixo da pele, rupturas de pontos das suturas das incisões e cicatrizes alargadas ou formação de queloide em pacientes com predisposição.
Nosso compromisso sempre será com o seu bem-estar e saúde. Cada paciente é tratado de forma individualizada, pois, DE MANEIRA ALGUMA podemos GARANTIR um RESULTADO PADRÃO ou semelhante de outras pessoas que já realizamos a cirurgia. ESTEJA SEMPRE CIENTE DISSO!