Tipos de cirurgias
“Muitas pessoas chegam ao meu consultório dizendo que não respira direito. O diagnóstico, na maioria das vezes, está relacionado ao desvio de septo. Muitas vezes o desvio de septo não leva à necessidade de uma cirurgia reparadora ou estética”
Saiba mais sobre as cirurgias e seus procedimentos
SEPTOPLASTIA
SEPTOPLASTIA: correção do desvio do septo nasal.
O que é?
Septoplastia é uma cirurgia realizada para a correção de desvios existentes no septo nasal. O septo nasal é uma estrutura constituída por mucosa, cartilagem e osso que divide a cavidade nasal direita da cavidade nasal esquerda, no centro do nariz. Quando o mesmo se encontra desviado pode provocar sintomas de obstrução nasal.
Quem tem a indicação de Septoplastia?
A septoplastia é indicada para os pacientes com desvio de septo nasal que apresentam obstrução nasal (nariz entupido) e que não melhoram com medicamentos.
Como é realizada a cirurgia?
A cirurgia é feita por dentro do nariz, não há cicatrizes externas. A Septoplastia consiste em se levantar a cobertura mucosa do septo nasal, para que se exponham as alterações ósseas e cartilaginosas. Após a correção das áreas desviadas, a mucosa nasal é reposicionada e suturada. Geralmente não é necessário uso de tampões no pós-operatório.
RINOPLASTIA
RINOPLASTIA: correção estética do nariz.
O que é?
A Rinoplastia é a cirurgia realizada para mudar o formato do nariz com o intuito de harmonizá-lo esteticamente com outros elementos da face.
Quem tem a indicação de Rinoplastia?
A Rinoplastia está indicada para pacientes que se sentem insatisfeitos com o formato do nariz e desejam melhorar a sua aparência e, em alguns casos, até na ajuda para a respiração, como nas cirurgias reparadoras em que o médico otorrino decide que é preciso mudar a estética do nariz. Nesse caso, é possível que a função respiratória esteja prejudica.
Como é realizada a cirurgia?
A cirurgia é feita por dentro do nariz, não há cicatrizes externas. A Septoplastia consiste em se levantar a cobertura mucosa do septo nasal, para que se exponham as alterações ósseas e cartilaginosas. Após a correção das áreas desviadas, a mucosa nasal é reposicionada e suturada. Geralmente não é necessário uso de tampões no pós-operatório devido ao formato externo do nariz. Isso pode interferir no funcionamento das válvulas nasais externa e interna. É claro que os detalhes do procedimento devem ser fornecidos pelo seu médico de confiança.
Como é realizada a cirurgia?
Existem duas abordagens para realizar a Rinoplastia, abordagem fechada ou aberta. A escolha da abordagem é critério do cirurgião que julga qual é o melhor caminho para tornar a cirurgia mais confortável e com melhor resultado para o paciente.
TURBINECTOMIA
TURBINECTOMIA OU TURBINOPLASTIA: diminuição do tamanho das conchas nasais.
O que é?
É uma cirurgia realizada para reduzir o tamanho das conchas nasais. As conchas ou cornetos nasais são ossos esponjosos, recobertos por mucosa e são responsáveis por controlar o fluxo de ar do nariz.
Quem tem a indicação de Turbinectomia?
Está indicada quando o paciente apresenta obstrução nasal importante, decorrente do aumento exagerado dessas conchas e que não responde ao tratamento medicamentoso.
Como é realizada a cirurgia?
A cirurgia consiste em remoção do excesso das conchas nasais com diversos instrumentos cortantes ou usando instrumentos de corte e cauterização. Geralmente não é necessário uso de tampões no pós-operatório.
OTOPLASTIA
OTOPLASTIA: correção de orelha em abano.
O que é?
É a cirurgia realizada para correção de deformidades da orelha, sendo a mais comum a “Orelha de Abano”.
Quem tem indicação de Otoplastia?
A Otoplastia está indicada para pessoas acima de 6 anos de idade que apresentam deformidade da orelha externa por excesso de da concha auricular e/ou dobra da anti-hélice insuficiente.
Como é realizada a Cirurgia?
A cirurgia é realizada, na maioria dos pacientes, com anestesia local para adultos e sob anestesia local e sedação para crianças. Consiste em promover o ajuste dos contornos das cartilagens e remoção do excesso da concha da orelha de modo dar um formato mais anatômico e estético para a orelha.
SINUSECTOMIAS
SINUSECTOMIAS: tratamento cirúrgico das sinusites.
O que é a sinusectomia?
Sinusectomia é uma cirurgia realizada para desobstruir os seios da face .
Quem tem a indicação de sinusectomia?
A sinusectomia está indicada para pacientes com sinusites de repetição, sinusite crônica ou para os portadores de pólipos nasais que apresentam queixa de nariz congestionado, associado ou não a redução do olfato e presença de secreção nasal sem melhora com o tratamento medicamentoso.
Como é realizada a cirurgia?
Geralmente todo o procedimento é realizado por dentro do nariz sem cicatrizes externas. A cirurgia consiste em remover delicadamente estruturas anatômicas ou pólipos nasais que dificultam a drenagem dos seios da face e com isso permitir a saída das secreções acumuladas como também melhorar a sua ventilação.
POLIPECTOMIAS
POLIPECTOMIAS: remoção de pólipos nasais.
O que é?
A cirurgia de polipectomia é indicada para a retirada do pólipo nasal, tumor benigno que surge na mucosa da cavidade nasal e nada tem a ver com câncer. Os pólipos nasais podem se desenvolver em qualquer ponto da cavidade nasal ou dos seios paranasais. Eles geralmente estão associados a quadros de inflamação crônica das vias aéreas, como asma e rinite alérgica.
Quem tem indicação de POLIPECTOMIA?
Se o tratamento medicamentoso falhar, o seu otorrinolaringologista pode propor a remoção cirúrgica dos pólipos. A cirurgia de polipectomia inclui várias indicações, técnicas, acessos e instrumentos, podendo ser realizadas por acesso direto (com incisões na pele e/ou na mucosa da boca) ou através de acessos endonasais (por dentro do nariz).
Como é realizada a Cirurgia?
A cirurgia para retirada de pólipos nasais é chamada de polipectomia. Ela geralmente é realizada por via endoscópica, com anestesia local e tem duração menor que 1 hora. O tempo de recuperação é de 1 a 2 semanas. No pós-operatório, o paciente deve retornar frequentemente ao otorrino para realizar limpezas da cavidade nasal.
ADENOIDECTOMIA
ADENOIDECTOMIA: remoção da adenoide.
O que é adenoidectomia?
A adenoidectomia é o procedimento realizado para a remoção da adenóide. A adenóide é um tecido que cresce por trás do nariz podendo levar a obstrução nasal, roncos e apneia quando aumentado (hipertrofiado). A hipertrofia de adenoides é mais comum em crianças de forma que na fase adulta adenoide se encontra bem diminuída ou residual, raramente hipertrofiada.
Quem tem a indicação de adenoidectomia?
A adenoidectomia está indicada em pacientes com roncos, apneia do sono e obstrução nasal que tenham hipertrofia de adenóide sem melhora com tratamento medicamentoso. Há ainda indicação de adenoidectomia para crianças com quadros de sinusites de repetição, otites de repetição ou otites serosas (acúmulo de catarro no ouvido) por aumento da adenóide.
Como é realizada a cirurgia?
A cirurgia é realizada através da boca, sem a necessidade de cortes ou incisões externas.
O cirurgião pode retirar adenóide com uso de curetas ou microdebridadores com auxílio de sistema de vídeo.
AMIGDALECTOMIA
AMIGDALECTOMIA: remoção das amígdalas palatinas.
O que é amigdalectomia?
Amigdalectomia é a remoção cirúrgica das amígdalas. As amígdalas são acúmulos de tecido linfoide, semelhantes aos gânglios que se encontram no pescoço, só que estão situadas no fundo da garganta de cada lado da úvula (campainha).
Quem tem a indicação de amigdalectomia?
A amigdalectomia está indicada principalmente em pacientes com roncos com a presença de apnéia que sejam causados por amígdalas aumentadas e para pacientes com amigdalites de repetição (infecções recorrentes das amígdalas) .
Como é realizada a cirurgia?
A cirurgia é realizada através da cavidade oral, sem a necessidade de cortes ou incisões externas. Após expor as amígdalas através da cavidade oral o cirurgião realiza a dissecção e remoção das amígdalas.
UVULOPALATOFARINGOPLASTIA
UVULOPALATOFARINGOPLASTIA: cirurgia do Ronco e Apneia do Sono.
O que é uvulopalatofaringoplastia?
A uvulopalatofaringoplastia é a cirurgia utilizada para diminuir a intensidade do ronco e para tratamento de alguns casos leves a moderados de Apneia do Sono após cuidadosa avaliação do paciente utilizando exames complementares que ajudam a diagnosticar a gravidade do problema.
Quem tem a indicação de uvulopalatofaringoplastia?
A Uvulopalatofaringoplastia está indicada para pacientes portadores de ronco primário e para casos de portadores de Síndrome da Apneia obstrutiva do Sono de grau leve ou moderado levando em consideração uma avaliação cuidadosa com exames que permitem fazer um diagnóstico preciso do problema e principalmente dos locais onde ocorrem a obstrução das vias aéreas.
Como é realizada a cirurgia?
A cirurgia é realizada através da boca, sem a necessidade de cortes ou incisões externas. Consiste em reduzir o excesso de tecido do palato mole e ajuste da musculatura faríngea. Para isso, é necessário a remoção das amigdalas quando ainda estão presentes.
DACRIORRINOCISTOSTOMIA
DACRIORRINOCISTOSTOMIA: cirurgia das vias lacrimais.
O que é Dacriorrinocistostomia Endoscópica?
Dacriorrinocistostomia Endoscópica é cirurgia realizada através do nariz para desobstrução dos canais lacrimais quando esses se encontram obstruídos.
Quem tem a indicação de Dacriorrinocistostomia?
A Dacriorrinocistostomia é indicada em pacientes com sintomas de lacrimejamento excessivo (epífora) e infecções recorrentes ou crônicas do saco lacrimal (dacriocistites).
Como é realizada a cirurgia?
A cirurgia é realizada por via endoscópica (por dentro do nariz), sem a necessidade de cortes ou incisões externas. É feita uma pequena incisão interna na cavidade nasal, para realização de abertura cuidadosa da região do saco lacrimal. Após a exposição do saco lacrimal, ele é então aberto e pode ser necessário colocar uma fina sonda de silicone, posicionada e fixada no interior da cavidade nasal. Esta sonda permanecerá no interior do nariz por cerca de 4 semanas e depois retirada no consultório médico do otorrinolaringologista .
REMOÇÃO DE TURMORES
REMOÇÃO DE TUMORES NASAIS E BASE DO CRÂNIO.
ACESSO ENDOSCÓPICO PARA REMOÇÃO DE TUMORES DE HIPÓFISE.