Principais sintomas
Os sinais e sintomas mais comuns que chegam para o tratamento especializado com o otorrino Flávio Cunha
Nariz entupido
Dor de cabeça
Dor na face
Secreção nasal
Sangramento nasal
Dificuldade auditiva/surdez
Zumbido
Tontura
Secreção no ouvido
Sangramento no ouvido
Dor de ouvido
Dor e infecção de garganta
Rouquidão (ou Disfonia)
Pigarro
Tosse
Roncos e Apneia
Conheça algumas doenças nasais que levam os pacientes a buscar o Otorrino
Resfriado comum
O resfriado é causado pelo rinovírus. Caracteriza-se por sintomas leves e autolimitados: nariz entupido e secreção nasal de coloração variável. Febre e sintomas gerais (dor no corpo, mal-estar), se ocorrerem, são de baixa intensidade. Os sintomas melhoram sensivelmente em um período de três a quatro dias e a recuperação completa ocorre em cerca de dez dias. Costuma-se dizer que a diferença entre gripe e resfriado é que a primeira coloca o paciente na cama pelo maior comprometimento geral.
Rinite alérgica
A rinite alérgica é uma doença de caráter inflamatório iniciada por uma reação exagerada do organismo a substâncias estranhas (os chamados alérgenos). Este problema atinge cerca de 20% da população e pode ter caráter intermitente ou ser persistente. Os sintomas da rinite alérgica, em especial a obstrução nasal, levam a uma queda na qualidade do sono e consequentemente a uma diminuição no desempenho escolar e no trabalho. Os sintomas deste tipo de alergia são manifestados logo após alguns minutos do contato com a substância que provoca a alergia. Os alérgenos mais comuns são: os ácaros do pó caseiro, o pelo de animais, as gramíneas, os fungos, entre vários outros. Os principais sintomas da rinite são: obstrução nasal, coriza, espirros em sequência e coceira no nariz. Cerca de 30% da população brasileira pode respirar mal em função das rinites alérgicas. Estatística que pode aumentar em até 50% se consideradas outras doenças respiratórias.
Sinusite
A sinusite é uma inflamação da mucosa que reveste internamente as cavidades internas dos ossos faciais, conhecidas como seios paranasais. Essas cavidades são revestidas por uma mucosa respiratória que secreta o muco, responsável por lubrificar as vias aéreas e remover as impurezas que respiramos. A sinusite aparece quando a mucosa é infectada por vírus, bactérias ou fungos. Os sintomas típicos são: obstrução nasal, catarro amarelo-esverdeado, sensação de pressão atrás das bochechas, aumento da congestão nasal, dor nos seios da face e até mesmo dor nos dentes superiores. É comum também a ocorrência de tosse e alteração do olfato.
Síndrome da Apneia Obstrutiva do Sono
A apneia ocorre quando há uma parada na respiração durante o sono. Essas paradas podem acontecer várias vezes por noite e ter intensidades variáveis. Os principais sintomas deste problema são o ronco noturno e o cansaço durante o dia, que ocorre em maior ou menor grau na maioria dos casos de apneia. As principais consequências da síndrome da apneia obstrutiva do sono estão relacionadas à má qualidade de vida. Diversos fatores podem causar ou agravar o problema. Só um médico pode prescrever os medicamentos e o melhor tratamento.